Ringues, socos, pontapés e suor por toda parte. À primeira vista, o ambiente pode não parecer tão atraente aos olhos femininos. Ainda assim, o programa Ladies Camp, da academia Team Nogueira, já conquistou duas mil adeptas desde a sua criação, em 2011. .
Baseado no MMA, o circuito funcional mistura movimentos de luta com treinamento militar e foi desenvolvido exclusivamente para as mulheres. Prova de que tatame e delicadeza funcionam bem juntos.
Baseado no MMA, o circuito funcional mistura movimentos de luta com treinamento militar e foi desenvolvido exclusivamente para as mulheres. Prova de que tatame e delicadeza funcionam bem juntos.
- A aula tem um aquecimento inicial e os 40 minutos finais são em formato de circuito. Nós mesclamos a atividade militarista com o treino funcional e a luta. Usamos técnicas de Muay Thai, Jiu-Jítsu e Boxe, o que dá um dinamismo - explica o professor Leonardo Alves, conhecido como Baiano.
O ritmo das aulas é intenso e, apesar de usarem golpes de artes marciais, os treinos não têm contato físico. O programa trabalha o sistema cardiovascular, a força, a flexibilidade, traz mais agilidade e melhora a coordenação motora, atraindo alunas com os mais diversos objetivos.
- Eu sou muito estressada e ansiosa, precisava fazer algo para liberar minha energia. A luta me trouxe tranquilidade, me tornei uma pessoa mais calma. Eu era contra lutas, achava algo muito violento. Hoje conheço o outro lado do MMA e passei a me interessar mais pelo esporte - revela a bióloga Suzana Pinto.
- Minha irmã veio fazer a aula, gostou e me chamou para vir. Eu estava parada e precisava fazer uma atividade física - conta a estudante Giovanna Maravalhas, de 16 anos.
- Estava acima do peso e entrei na aula para emagrecer, mas acabei me apaixonando. Já atingi o peso que eu queria, mas continuo vindo três vezes por semana - admite a engenheira Tamires Ferreira.
O treinamento atrai muitas mulheres que desejam perder peso. De acordo com Baiano, é possível queimar até 800 calorias em uma hora de aula. O programa elaborado pelos lutadores Rogério Minotouro e Rodrigo Minotauro também oferece acompanhamento nutricional àquelas em busca de hábitos mais saudáveis.
- Comecei a seguir o cardápio determinado pela nutricionista e perdi 8kg. Reduzi o percentual de gordura de 28,9% para 13%. Hoje me sinto bem mais disposta para as atividades do dia a dia, e a minha autoestima também melhorou demais - analisa Tamires.
- Eu ganhei muita massa magra, perdi 9% de gordura corporal e eliminei 7kg. Além disso, a aula me deu condicionamento físico, tudo melhorou! - comemora Suzana.
Os resultados são satisfatórios, mas o caminho é árduo. O treino exige dedicação e persistência, principalmente das novatas. A intensidade das aulas faz com que algumas iniciantes passem mal ou desistam. No entanto, o professor garante que as mulheres não têm mais dificuldade do que os homens.
- A primeira vez você fica esgotada, dá vontade de não voltar. Eu fiz uma aula experimental e demorei um mês para voltar, porque achei que não fosse aguentar. As duas primeiras semanas são bem puxadas, mas depois a gente pega o ritmo - lembra Tamires.
- O treino das mulheres é praticamente igual ao dos homens, elas não têm mais dificuldade do que eles. As mulheres são mais exigentes em tudo o que fazem, por isso se dedicam mais. É bacana trabalhar com elas - elogia Baiano.
Link:Matéria publicada pelo site Globo.com
Nenhum comentário:
Postar um comentário