segunda-feira, 1 de abril de 2013

A onda dos treinamentos funcionais

TRX, escada horizontal, kettlebell, barreira, disco de equilíbrio. Você sabe que itens são esses? Para muitos, eles são desconhecidos, mas na verdade são implementos de práticas esportivas de cada vez mais pessoas. É que esses materiais são apenas alguns dos que fazem parte da nova onda que vem tomando a galera que gosta de se exercitar, os treinamentos funcionais.
A prática, que pode ser feita em ambiente fechado, ou ao ar livre, se trata de um conjunto de exercícios com o objetivo de melhorar todos os movimentos do corpo, deixando-o mais preparado para as funções do seu dia-a-dia. Entre os benefícios do treinamento, estão a otimização da força, coordenação, flexibilidade, velocidade, equilíbrio, além de ajudar no emagrecimento.

A educadora física Karine Conrado explica que o exercício não é novo, mas que a procura está sendo bem maior agora. Conforme diz, são movimentos simples, como levantar, agachar, empurrar, saltar e correr, mas que juntos fazem toda a diferença. “Abrange a funcionalidade do corpo, otimiza os nossos movimentos, traz um equilíbrio maior e trabalha as nossas musculaturas estabilizadoras”, acrescenta.
Os objetivos, segundo ela, podem variar conforme cada praticante, assim como também o nível do treinamento. Um dos circuitos que a educadora aplica a seus alunos consiste em uma sequência que engloba a corrida com joelho alto, a flexão de cotovelo com o uso das ligas, a corrida com deslocamento, o uso do TRX para o trabalho das costas, o agachamento com flexão de ombros com o kettlebell, e depois o salto. “Esse circuito pode ser repetido de cinco a oito vezes dependendo do condicionamento físico do aluno, e pode ser combinado com uma corrida rápida ao final de cada sequência para o corpo descansar”, esclarece Karine.
Praia de Iracema atrai praticantes
Praia de Iracema atrai vários praticantes do treinamento funcional (Foto: Kelly Freitas)
Entre os que optam pelo treinamento funcional fora das academias, um dos lugares mais procurados no momento é o Aterro da Praia de Iracema. Basta uma passada por lá logo cedo da manhã ou no finalzinho da tarde para constatar a grande procura, especialmente nos fins de semana. A bela paisagem natural acaba sendo um convite à prática, e a enorme faixa de areia do Aterro é dividida por diversos grupos com um mesmo objetivo: se exercitar.
A compradora Keila Honorato, de 30 anos, é iniciante na prática do exercício funcional e tem como objetivo perder peso e enrijecer a musculatura. Frequentadora da musculação há cerca de dois anos, ela afirma que tomou conhecimento do método por outros alunos da academia e resolveu apostar. “Além de ser uma prática bem diferente da que eu faço, posso ter uma atenção maior do instrutor para mim, e considero um treino bem específico”, ressalta.
Já a melhoria no condicionamento físico é o principal objetivo do analista de suporte Luis Carlos Silva, de 32 anos, ao praticar o treinamento funcional. Adepto à prática há três meses, ele afirma que os exercícios contribuíram com a melhoria na sua disposição diária. “Hoje eu acordo bem melhor, me ajuda também no meu trabalho que requer muita concentração, e melhorou meu desempenho nas corridas de rua”, afirma. E apesar de não ter como objetivo a perda de peso, segundo diz, a redução é inevitável. “Perdi três quilos”, completa.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Poderá também gostar de:

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...