quarta-feira, 3 de abril de 2013

Trote x Corrida


Você não entende qual é a diferença entre trote e corrida? Pode parecer a mesma atividade e dá uma canseira do mesmo jeito, mas a distinção entre os dois está na velocidade. O trote nada mais é do que uma corrida mais leve, com passadas mais curtas. Intercalado com a corrida, eles formam uma bela dupla que dá mais potência ao seu exercício e é uma ótima opção, principalmente, para quem está começando a correr ou quer emagrecer.

Ambos podem ser realizados em vários níveis de intensidade, diferentes terrenos e climas. O que é trote para uma pessoa, pode ser uma corrida para outra. O que vai determinar o que é um e o que é outro será a capacidade física do praticante e a sua velocidade. O importante é manter-se dentro dos próprios limites.
Para quem está começando, é interessante iniciar pela caminhada e, conforme for ganhando fôlego e resistência, intercalar com trotes. Por exemplo: ande por três minutos e trote outros três, até completar o tempo determinado para o treino leve. Nesse tipo de treino, o metabolismo é acelerado pelo trote e o ritmo é mantido mesmo nos minutos de atividade mais lenta, ajudando a ganhar resistência e queimar mais calorias.
Para aqueles que já ganharam fôlego, o trote pode ser intercalado com uma corridinha mais rápida, equilibrando os exercícios da mesma forma que no treino leve.
Para quem já encara a corrida com naturalidade e pratica há algum tempo, o trote é legal para quebrar a rotina e ultrapassar metas. Você pode dar “tiros” (períodos de intensidade elevada na corrida) e, nos intervalos, realizar o trote para manter a frequência cardíaca e a musculatura aquecida com um certo descanso.
Independentemente do seu condicionamento, é importante lembrar que o trote e a corrida são exercícios de alto impacto. Por isso, é imprescindível o uso de um calçado adequado e da orientação de um médico.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Poderá também gostar de:

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...