quarta-feira, 2 de dezembro de 2015

Treinamentos com cargas leves causam hipertrofia tanto quanto treinamentos com cargas pesadas


Acredita-se que para obter ganhos significativos de massa muscular, o treinamento deve ser realizado com séries de 8 a 15 repetições com cargas pesadas.
Décadas de pesquisas nos dizem que levantar cargas pesadas é a única forma eficaz de aumentar a força e a massa muscular. Pesos leves com repetições elevadas são incapazes de proporcionar sobrecargas suficientes para ganhos de força e hipertrofia muscular. De fato, o princípio da sobrecarga nos diz que para haver ganhos o corpo humano deve ser forçado a adaptar-se a uma carga de trabalho que esteja acima e além do que já tenha experimentado.
Ratamess et al (2009) afirma que contrações com cargas elevadas (isto é, ≥ 70% de 1 RM) devem ser realizadas para proporcionar um estímulo ótimo ao crescimento muscular. 1 RM significa uma repetição máxima, ou seja, a quantidade máxima de peso que pode ser levantada através de um movimento completo.

quarta-feira, 11 de novembro de 2015

Estilo de vida pode “desativar” genes que causam predisposição a doenças

Apesar de algumas características genéticas serem inalteráveis, uma alimentação adequada e a prática de exercícios físicos podem impedir sua manifestação.



A expressão “é de família” é comumente ouvida quando uma pessoa descobre algum desequilíbrio metabólico, como colesterol elevado, triglicerídeos ou outro biomarcador. A manifestação alterada dessas características é assimilada muitas vezes como algo imutável e um destino certo.
A verdade é que apresentamos, sim, um conjunto de genes que definem nossa aparência física, capacidade metabólica, níveis de aptidão, susceptibilidade a determinadas condições de saúde e até mesmo tendências mentais e psicológicas. Apesar de algumas características genéticas serem inalteráveis, nem todos os genes que herdamos (para características boas ou ruins) são obrigatoriamente manifestados.
Uma pessoa, ao apresentar um gene que predispõe a um risco para desenvolvimento de diabetes tipo 2, por exemplo, não necessariamente será acometida pela doença ao longo de sua vida. Ela apresentará uma tendência maior a desenvolver a doença do que outra pessoa que não possua o gene. No entanto, o que fica cada vez mais evidente hoje é que, à medida que o conhecimento da genética avança, um gene não muito favorável pode ser “ligado” ou “desligado” com base em uma série de fatores, e grande parte desses fatores pode ser controlada.

quinta-feira, 5 de novembro de 2015

Você sabia que os alimentos podem parecer com órgãos que eles curam?

Escrito em 7 de outubro de 2015 por Editor.
capa-alimentos-1080x520
Algumas vez caminhando pelo supermercado você já comparou alguns alimentos com partes do corpo humano? Se sim, saiba que talvez sua comparação pode não ter sido aleatória: existe mesmo uma relação entre os alimentos com os órgãos que eles curam.
Se você presta atenção em notícias sobre saúde, certamente já deve ter visto alguma lista de alimentos e como as vitaminas podem ajudar no funcionamento do seu corpo. Algumas pesquisas, por exemplo “Reflexões a respeito de dieta e saúde”, vinculadas ao Instituto de Ciências Médicas da Universidade de São Paulo, já realizaram comparações entre algumas dietas específicas e a promoção da saúde. Mas, nessas pesquisas, o foco geralmente recai sobre os efeitos fisiológico de algumas substâncias e não necessariamente a forma do alimento.
Nossa lista tenta apresentar uma relação um pouco diferente, acompanhe a seguir a forma de algumas partes do corpo e sua comparação com alguns alimentos que podem fazer bem a essa mesma parte.

Existe relação entre alimentos e órgãos que eles podem curar?

20 benefícios que as bananas podem lhe trazer


Bananas são muito ricas em vários sentidos, comer bananas podem lhe fazer inúmeros benefícios, é um alimento muito saudável e não custa muito caro comprar bananas todos os dias.

1. A banana contém triptofano, que se transforma em serotonina após o consumo. Este impulso em serotonina é uma maneira eficaz e natural para reduzir os efeitos da depressão.

ListaCuriosa.com.br

terça-feira, 2 de junho de 2015

ELEVATION TRAINING - Aumentando a capacidade aeróbica.

                                        ELEVATION TRAINING MASK 2.0
product2.jpg
front-view-training-mask2.jpg

Você caminhar e correr todos os dias sem pensar em sua respiração ou a capacidade de respirar, é dado como certo.Imagine, que um dia, fadiga e planalto eram uma coisa do passado, que com a Máscara de Treinamento que dia é AGORA!

Máscara de Elevação de Formação imita os efeitos do treinamento de altitude. Quando os atletas de elite querem melhorar seu desempenho vão para níveis de altitude para treinar. Quando eles voltam ao nível do mar eles executam muito mais forte, mais rápido, e aumentaram a resistência.

Máscara de treinamento torna o seu trabalho mais eficiente que lhe permite assumir o seu trabalho fora de 60 minutos para 20 minutos. A partir da média diária andador para o corredor de maratona, os apelos de Formação máscara para cada atleta que quer melhorar a sua saúde e desempenho.

O que é a Máscara de Elevação de Treinamento?

sexta-feira, 22 de maio de 2015

O Nascimento do Treinamento Funcional na Rússia – Parte 2

Verkoshanski
O nascimento do treinamento funcional na Rússia - Parte 2 (por Riccardo Rambo)

No meu primeiro texto eu tentei explicar o porquê que o Treinamento Funcional não nasceu na Rússia. Gostei muito de escrever o texto e parece que, pelos comentários, vários leitores também gostaram. Mas eu falhei em cada justificativa! Cada vez que tentava fazer uma, o “exército vermelho” contra-atacava. E então, muito antes de qualquer nova criação dos meios e/ou métodos de Treinamento Funcional, os russos já tinham deixado sua marca. O título do primeiro texto se tornou verdade conforme ia explorando a história e literatura da metodologia de treinamento da Rússia. Agora, é minha obrigação de explicar e desfazer a confusão que eu mesmo causei… Os russos desde os anos 50, sempre tiveram como objetivo principal do treinamento físico a melhoria da função¹. Seja para a população geral (preparação para guerras), seja para os atletas (esporte de alto nível). Para isso, o sistema de treinamento russo prevê uma progressão sistemática da melhoria e especialização dos movimentos humanos e capacidades físicas através dos anos. É o treinamento a longo prazo (muitos anos) que representa a estrutura superior onde são traçadas as estratégias para a obtenção de uma medalha de ouro. Neste processo é evidente a preocupação não apenas com a eficiência do do exercício ou treinamento (a dinâmica de cargas tem que assegurar a obtenção de resultados superiores), mas com a saúde geral do atleta para que este possa completar todo o ciclo de treinamento.

O Nascimento do Treinamento Funcional na Rússia - Parte 1


O nascimento do treinamento funcional na Rússia (por Riccardo Rambo)

Eu bem que gostaria que este título fosse verdade. Estudei na Rússia, fui aluno do Professor Verkhoshansky e sou apaixonado pela cultura russa (“Não se entende a Rússia com a razão / não se mede com medidas comuns / Ela tem forma própria / Na Rússia pode-se apenas acreditar”, verso do poeta Fyodor Tyutchev).
Mas o título não é verdade. Alguns de meus alunos, talvez tocados por essa “paixão vermelha”, podem ter interpretado erroneamente que eu tenha dito isso em alguma de minhas palestras e treinamentos.
Cabe a mim, então, a missão honrosa de uma explicação.

quarta-feira, 13 de maio de 2015

Apenas 3 bananas por dia pode livrar você de ter um AVC

Pesquisa coordenada por britânicos e italianos mostrou que o Acidente Vascular Cerebral pode ser evitado com bananas!
O estudo mostrou que uma pessoa que consome uma banana durante o café da manhã, seguido de mais uma unidade no almoço e jantar, têm uma redução bastante significativa nas chances de sofrer um AVC, também conhecido como “derrame”.

quarta-feira, 6 de maio de 2015

Chá das folhas e cascas do cajueiro: Um poderoso cicatrizante!

O cajueiro é uma árvore tipicamente brasileira, com origem nas regiões Norte e Nordeste do Brasil e que requer um clima tropical para que possa se desenvolver. Esta planta é rica em vitamina C, fibras, proteínas e ferro, o que a torna um remédio natural poderoso para o auxílio no tratamento de diversos males (desde simples dores de garganta à diabetes), além de possuir propriedades que fazem do seu fruto um genuíno cicatrizante.
Chá das folhas e cascas do cajueiro: Um poderoso cicatrizante!
Imagem: Reprodução
O cajueiro apresenta o tronco bastante tortuoso e pode chegar a alturas superiores a 20 metros. E diferente do que pensa a maioria das pessoas, o verdadeiro fruto do cajueiro é a castanha e não o caju, este segundo caracteriza-se como o pseudofruto variando de cor, formato e tamanho de acordo com a espécie da planta. Ele possui uma casaca bastante fina e uma espécie de polpa no seu interior que é a parte mais utilizada para fazer sucos, doces e outras guloseimas derivadas do caju. A castanha é geralmente assada e depois retirada a casca exterior para que posa ser consumida devidamente.

O chá e seus benefícios

Alimentos cicatrizantes

​Os alimentos cicatrizantes, como leite, iogurte, laranja e abacaxi, são importantes na recuperação após uma cirurgia porque facilitam a formação do tecido que fecha as feridas e ajudam a diminuir a marca da cicatriz.
Para melhorar a cicatrização também é importante manter o corpo bem hidratado porque assim a pele fica mais elástica e a cicatriz fica melhor, uma boa solução podem ser os alimentos ricos em água como laranja, melancia e os caldos.
Confira na tabela exemplos de alimentos que contribuem para uma melhor cicatrização da pele e que devem ser consumidos no pós-operatório:

terça-feira, 28 de abril de 2015

Exercício físico deve começar na infância

Especialistas recomendam estimular a prática de exercícios sem sobrecarga física e emocional na infância. Além do auxílio ao combate à obesidade infantil, essas atividades ajudam no desenvolvimento físico e psicológico das crianças.


shutterstock_221750515
A publicitária Ana Lúcia Martins estimulou a prática de exercícios físicos dos trigêmeos Pedro, Rodrigo e Maria Fernanda desde os 3 anos. À época, a atividade escolhida foi a capoeira. Atualmente, com 5 anos, eles tiveram a oportunidade de escolher qual seria a “bola da vez”. Mas com uma condição: a natação é obrigatória, por questão de segurança.
Os meninos preferiram o futsal. Já Fernanda optou pelo balé, pois os horários da ginástica rítmica – a verdadeira paixão – não eram compatíveis com as aulas de alfabetização.
O que a publicitária faz é o que os especialistas recomendam: estimular a prática de exercícios sem sobrecarga física e emocional. Para além do auxílio ao combate à obesidade infantil, essas atividades ajudam no desenvolvimento físico e psicológico das crianças.

quinta-feira, 29 de janeiro de 2015

Descubra a diferença entre treinamento Funcional e Crossfit

Hoje em dia temos aqueles frequentadores de academias que querem treinar de uma forma diferente, mas com tantas opções que existem no mercado não sabem qual é a melhor opção. O educador físico e especialista em treino funcional Eduardo Rodrigues, separou dois tipos de atividade física que estão na moda e ajudam a definir e ganhar massa muscular.


O treinamento funcional é uma forma diferente de praticar a musculação. Nessa modalidade, os alunos focam o treino em movimentos como agachar, empurrar e puxar, tirando a tensão de musculaturas como bíceps, peitorais e quadríceps. A prática é recomendada para as pessoas em busca de um corpo atlético, mas sem excesso de músculos. O treinamento funcional pode ser praticado por qualquer pessoa. O principal objetivo da modalidade é a melhoria das condições físicas do corpo (como força, potência, resistência, agilidade, coordenação e equilíbrio), utilizando o grupo de musculaturas responsáveis pela estabilização e sustentação do tronco.

Tipos de treinamento funcional 

Core: por que e como fortalecer?

Se você ainda não ouviu falar em core, provavelmente ainda irá ouvir. Seja na academia ou na clínica de fisioterapia. Isso porque a falta de cuidando com essa “estrutura” do nosso corpo pode gerar uma série de incômodos e complicações, especialmente às costas. 


O treinador Douglas chagas explica melhor o assunto, que é basicamente o pilar do treinamento funcional onde esse treinamento deveria estar no check-list de todo treino de musculação.

O que é o core?

Poderá também gostar de:

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...