quarta-feira, 11 de novembro de 2015

Estilo de vida pode “desativar” genes que causam predisposição a doenças

Apesar de algumas características genéticas serem inalteráveis, uma alimentação adequada e a prática de exercícios físicos podem impedir sua manifestação.



A expressão “é de família” é comumente ouvida quando uma pessoa descobre algum desequilíbrio metabólico, como colesterol elevado, triglicerídeos ou outro biomarcador. A manifestação alterada dessas características é assimilada muitas vezes como algo imutável e um destino certo.
A verdade é que apresentamos, sim, um conjunto de genes que definem nossa aparência física, capacidade metabólica, níveis de aptidão, susceptibilidade a determinadas condições de saúde e até mesmo tendências mentais e psicológicas. Apesar de algumas características genéticas serem inalteráveis, nem todos os genes que herdamos (para características boas ou ruins) são obrigatoriamente manifestados.
Uma pessoa, ao apresentar um gene que predispõe a um risco para desenvolvimento de diabetes tipo 2, por exemplo, não necessariamente será acometida pela doença ao longo de sua vida. Ela apresentará uma tendência maior a desenvolver a doença do que outra pessoa que não possua o gene. No entanto, o que fica cada vez mais evidente hoje é que, à medida que o conhecimento da genética avança, um gene não muito favorável pode ser “ligado” ou “desligado” com base em uma série de fatores, e grande parte desses fatores pode ser controlada.

quinta-feira, 5 de novembro de 2015

Você sabia que os alimentos podem parecer com órgãos que eles curam?

Escrito em 7 de outubro de 2015 por Editor.
capa-alimentos-1080x520
Algumas vez caminhando pelo supermercado você já comparou alguns alimentos com partes do corpo humano? Se sim, saiba que talvez sua comparação pode não ter sido aleatória: existe mesmo uma relação entre os alimentos com os órgãos que eles curam.
Se você presta atenção em notícias sobre saúde, certamente já deve ter visto alguma lista de alimentos e como as vitaminas podem ajudar no funcionamento do seu corpo. Algumas pesquisas, por exemplo “Reflexões a respeito de dieta e saúde”, vinculadas ao Instituto de Ciências Médicas da Universidade de São Paulo, já realizaram comparações entre algumas dietas específicas e a promoção da saúde. Mas, nessas pesquisas, o foco geralmente recai sobre os efeitos fisiológico de algumas substâncias e não necessariamente a forma do alimento.
Nossa lista tenta apresentar uma relação um pouco diferente, acompanhe a seguir a forma de algumas partes do corpo e sua comparação com alguns alimentos que podem fazer bem a essa mesma parte.

Existe relação entre alimentos e órgãos que eles podem curar?

20 benefícios que as bananas podem lhe trazer


Bananas são muito ricas em vários sentidos, comer bananas podem lhe fazer inúmeros benefícios, é um alimento muito saudável e não custa muito caro comprar bananas todos os dias.

1. A banana contém triptofano, que se transforma em serotonina após o consumo. Este impulso em serotonina é uma maneira eficaz e natural para reduzir os efeitos da depressão.

ListaCuriosa.com.br

Poderá também gostar de:

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...