
Corredores, na sua maioria, faz musculação
Para melhorar o desempenho em cada prova e sentir-se menos cansado é preciso um ótimo preparo físico. Portanto, devemos conciliar a corrida com os treinos de musculação, a fim de evitar uma futura lesão e ter que ficar afastado das corridinhas que tanto nos faz bem.
Os benefícios da musculação para os corredores são muitos, entre eles estão: melhora na habilidade de aumentar a velocidade já que a força gera potência e agilidade; eficiência e a economia da corrida são maiores, pois o atleta corre mais gastando menos energia; os ossos, músculos e ligamentos ficam mais fortalecidos, prevenindo lesões; e por último, a musculação auxilia o controle de peso e reduz a porcentagem de gordura no corpo.
Para melhor avaliarmos a condição da musculatura envolvida durante a corrida, que é principalmente a dos membros inferiores, temos um teste chamado avaliação muscular por dinamometria isocinética, onde podemos avaliar o sinergismo muscular dos membros inferiores, em relação à força e potência e montar uma planilha de treinamento específica para musculação
Podemos citar diversos tipos de lesões que mais acometem os corredores, tais como: Síndrome do atrito da banda iliotibial, Síndrome do estresse femuro patelar, tendinite patelar, fraturas por estresse, bursite trocanterica, fascite plantar, lesões de menisco, osteíte púbica, entre outras.
Lembre-se que conciliar a corrida com os treinos de musculação é a melhor maneira de melhorar o desempenho em corridas de rua e prevenir lesões.
Créditos:Mirian de Lion, fisioterapeuta especializada em corrida.
Link:http://ratodeacademia.com/2011/10/20/musculacao-e-corrida-a-cobinacao-que-da-certo/
Link:http://ratodeacademia.com/2011/10/20/musculacao-e-corrida-a-cobinacao-que-da-certo/


Nenhum comentário:
Postar um comentário