Cansou de ficar horas na academia fazendo jump, spinning, treinos pesados na musculação? Acabe com isso de vez e varie. Lute! contra o seu peso, literalmente falando.
Dependendo da modalidade de luta que você escolher fazer, é possível perder até 1000 calorias, com somente um treino. Além disso, praticando artes marciais, você aprende a se defender e colhe todos os benefícios que um esporte tem a oferecer, como disciplina, respeito, trabalho em grupo, entre outros.
Existem inúmeros tipos de lutas para se praticar. Cada uma tem um foco diferente, mas todas compartilham do mesmo objetivo: fortalecer o corpo e a mente.
O Muay Thai, que também é conhecido como Thai Boxing em alguns países, como Estados Unidos e Inglaterra, é muito conhecido no Brasil como Boxe Tailandês, é uma Arte Marcial Tailandesa com mais de 2.000 anos de idade. Sistematizada aproximadamente em 250 a.C.
A origem do Muay Thai confunde-se com a origem do povo Tailandês. Existem várias versões sobre a origem do Muay Thai. A mais aceita pela maioria dos Mestres de Muay Thai e também por vários historiadores Tailandeses (Bangkok & Ayudahya University) é a que resumimos a seguir.

A origem de seu povo é a província de Yunnam, nas margens do rio Yang Tse na China Central. Descendentes diretos dos antigos guerreiros mongóis. Eles migraram da região onde atualmente é a China, para o local onde atualmente é à Tailândia em busca de terras férteis para agricultura, escapando do expansionismo Chinês e suas implicações bélicas.
Do seu local de origem, até o seu destino, os Tailandeses foram constantemente hostilizados e sofreram muitos ataques de bandidos, de Senhores Feudais Chineses. Para protegerem-se e então formarem suas milícias, eles sistematizaram as várias técnicas de lutas das tribos que compunham o povo Thai, em um método de luta chamado “Chupasart” (que também era um manual de treinamento). Este método de luta e autodefesa, eminentemente de influência militar, fazia uso de diversas armas como: espadas, facas, lanças, bastões, escudos, machados, arco e flecha, além do combate desarmado que sobre influência do nobre Naresuen, que separou o treinamento em armado e desarmado, vindo a evoluir para o Pahuyuth, que é um sistema militar com formas de combate em pé e no chão, que por sua vez a partir de 1930, com determinação da Thai Sports Comission e sob comando do Grão mestre Jukarska, veio a originar o Muay Thai moderno, com luvas, divisão de pesos, lutas em ringues e com arbitragem por pontos. A luta também é conhecida como: “A arte das oito armas” – isso porque trabalha muito com os punhos, os dois cotovelos, as canelas e os dois pés, totalizando oito membros.

Hoje há muitas discussões sobre “Muay Thai Holandês”, “Britânico”, “Francês” e outros. O Muay Thai é TAILANDÊS e ponto final. O que existem são regras de competição, metodologias, sistemas de treinamento, adaptadas em cima do nome Muay Thai.
O Muay Thai foi introduzido no Brasil no final da década de 70 pelo professor Nélio Borges, a partir do seu empenho e pioneirismo surgiram grandes nomes do Muay Thai nacional, como Flávio Molina (in memorian), Rudimar Fedrigo (Diretor da equipe Chute Boxe sendo considerada uma das melhores equipes do Brasil , com destaque mundial no MMA e Vale Tudo ), Luis Alves (Diretor do Boxe Thai) e Paulo Nikolai.
Mas coube a Thom Harinck (Chakuriki – Holanda) que estava de férias no Brasil a incumbência de mostrar o lado Organizacional do Muay Thai Holandês e ensinar o sistema europeu aos brasileiros. Foi ele que ministrou seminários e imbutiu o sistema Chakuriki tendo influências às artes aqui praticadas.

Benefícios:
- Acelera a circulação e faz com que o curso sangüíneo seja mais rápido. Uma circulação lenta é causa de muitos males e indisposições, pois partes do organismo não são suficientemente nutridas assim as substâncias nocivas não são removidas.
- Ativa e estimula as funções dos órgãos internos e glândulas, fazendo-os mais produtivos e fortes: “as células necessitam de sangue rico correndo em todas as partes e órgãos que são por ela constituídos.”
- Beneficia os músculos proporcionando perfeito controle de todos os movimentos e fazendo o corpo obediente à nossa vontade.
- Faz o homem confiante. Não há melhor maneira para obter confiança em si que a habilidade e destreza física e mental.
- Estimula todas as partes do corpo. Ajuda-o a dormir melhor e mais rapidamente, dando-lhe energia para o trabalho e o divertimento.
- É um prazer. Proporciona-nos um passa-tempo saudável e mais interesse em viver.
- Queima as calorias dos alimentos e melhora o processo de digestão.
- Fortalece os músculos, tendões, ligamentos e articulações, conservando o corpo sempre jovem. Melhora o aspecto, alarga os ombros, fortalece as pernas, etc.
- Proporciona-nos muitos amigos que crêem numa vida sã e livre de vícios.
- Nos torna viril e sexualmente forte, pois esta atividade depende de boa saúde e do perfeito funcionamento de todo o organismo.
- Um trabalho constante para o fortalecimento muscular abdominal.

Nenhum comentário:
Postar um comentário