É realmente frustante ouvir diariamente todo tipo conversa sobre treinamento para mulheres que é pura baboseira! Não existe nenhum estudo científico que suporte o senso comum que povoa as academias e ainda encontra eco entre treinadores e personal trainers. Pelo contrário, as pesquisas mais recentes mostram justamente o contrário. Então vamos aos MITOS mais comuns e como superá-los.
#1: Cardio é a única maneira de entrar em forma
Conte quantas mulheres em sua academia nunca pegaram em um pesinho sequer e acreditam piamente que a única maneira de perder medidas é fazendo horas e horas de esteira, bicicleta e afins. E aposto que a maioria estão exatamente iguais como quando começaram. Vamos deixar bem claro uma coisa: cardio, exercícios aeróbios, não é a única maneira, nem a mais eficaz, de perder peso.
Perder peso é mais que queimar algumas calorias. Na verdade, seus hormônios são agentes que desempenham um papel muito mais importante nesta história. Infelizmente, as mulheres ainda acreditam que mais esteira, mais bicicleta, ou seja, que mais cardio é a solução, e se exercitam horas e horas igual hamsters e não vêem resultados.
Cientificamente, quanto mais cardio, maiores seus níveis de cortisol, menos eficiente sua tireoide se torna e seus níveis de progesterona vão às alturas. Isto cria um ambiente de desaceleração do metabolismo, manutenção das reservas de gordura e retenção de líquido. Tudo o que você não quer.
Ajuste: comece a levantar peso e diminua a quantidade de exercícios aeróbios. Os pesos vão prover ganho de massa magra, o que afetará positivamente seu metabolismo. Reduzindo o cardio, o nível de cortisol também diminuirá, permitindo ao corpo queimar gordura com mais eficiência.
#2: Levantar peso te deixará toda musculosa, parecendo uma fisiculturista
Essa é pra acabar! Sejamos honestos, mulheres não têm os hormônios para ganho muscular como os homens têm. No lugar dos altos níveis de testosterona, mulheres possuem estrogênio, o que torna o ganho de massa que a maioria das mulheres temem praticamente impossível de ganhar. Geralmente, quando você vê uma mulher extremamente musculosa, há grandes chances que ela esteja tomando algum esteroide anabólico. Portanto, a mulher comum que queira pegar pesado na academia pode ficar tranquila. Você não vai acordar de um dia para outro toda cheia de músculos e travadona só porque agachou com uns quilos a mais no dia anterior! Se liga.
Mais uma coisa, é certo que você irá ganhar massa após um certo período de tempo. E se neste período, o ganho de massa veio às custas de uma altíssima ingestão calórica, é certo que esta nova musculatura virá coberta por uma camada de gordura. E não é isso que vocês mulheres desejam, acredito eu. Portanto, é importante que você alie o treino com cargas com uma dieta equilibrada.
Ajuste: Esqueçam as séries de exercícios de 8 a 12 repetições. Façam séries com um máximo de 5 repetições, aumente a carga dos exercícios e descanse completamente entre cada série. Faça uma dieta rica em proteínas e gorduras saudáveis e consuma a maior parte dos carboidratos próximo ao horário de treino.
#3: Aveia e frutas no café da manhã é uma ótima opção para iniciar o dia
Esta é difícil! Quebrar o paradigma do café da manhã é tarefa árdua. Verdade seja dita, pode funcionar para algumas pessoas, e é a estratégia mais adotada pela maioria avassaladora dos nutricionistas, mas está longe de ser a única ou a mais eficiente! Carboidratos complexos e frutose pela manhã é mais uma receita para ganhar peso do que para perder. Logo quando você acorda, seu corpo está um forno queimando gordura. Apesar dos níveis altos de cortisol, o hormônio do crescimento (GH) também está alto. Se você NÃO ingerir carboidratos, você mantém um ambiente catabólico muito mais eficiente para a queima de gordura. No entanto, no instante em que você coloca uma colher de aveia na boca e deixa os carboidratos entrarem no seu organismo, você mata este ambiente ótimo de mobilização e utilização dos lipídeos.
Ajuste: coma proteínas e gorduras saudáveis pela manhã (óleo de coco, abacate, castanhas) para prolongar o ambiente interno de queima de gordura. Coma seus carboidratos após o treino, quando as chances de tê-los armazenados nas células musculares são muito maiores – limitando a captação destes carboidratos pelas células de gordura.
Espero que essa desmistificação lhe seja útil! Descobri nos últimos anos que convencer minhas clientes a mudarem seus hábitos alimentares e a forma como treinam é tarefa árdua, mas recompensadora. O treino de força não devolve apenas a estima pela forma física, mas é também um aporte mental para combater o estresse diário e criar uma mentalidade resiliente e vitoriosa. Não posso forçar ninguém a acreditar em mim. No entanto, qualquer pessoa pode tentar estas estratégias por algumas semanas, e se não gostar dos resultados, retornar às suas velhas maneiras.

Link:http://treinodeforca.wordpress.com/2013/12/09/mulheres-treinamento-e-mitos/



Nenhum comentário:
Postar um comentário