Lutadores são preparados para competir durante décadas e não mais por poucos anos.
Os benefícios do treinamento funcional são cada vez mais difundidos, fazendo com que essa modalidade de preparo físico conquiste adeptos nos mais variados esportes. Do futebol às lutas, o treinamento funcional trabalha o atleta globalmente, melhorando todas as suas valências de modo a lhe preparar melhor para o exercício praticado.
No MMA, por exemplo, o treino funcional é usado para resgatar as habilidades motoras do lutador, se aproximando ao máximo dos movimentos que ele vai utilizar na luta, com explosão, força e agilidade para prepará-lo melhor para cada disputa.
Relacionamento histórico
Allan Menache é treinador Core 360, preparador físico do Instituto Marazul e diretor técnico do “Treinamento Inteligente” e conta que o que chamamos hoje de “treinamento funcional” já era, de certa forma, praticado por atletas de lutas de contato (strikers) como Muay Thai, Karatê, Boxe e de lutas de agarradas (grapplers), como Judô, Jiu Jitsu, Luta Livre etc, pois vários elementos em seus treinos são aplicados ainda hoje. Ele cita como exemplos o treinamento com o peso do próprio corpo, o uso dos meios disponíveis na natureza, o desenvolvimento específico das capacidades físicas envolvidas na modalidade etc.
"Mens sana in corpore sano" - "Mente sã em um corpo são, é uma descrição curta, mas completa, de uma condição feliz neste mundo. Aquele que tem ambos, tem muito pouco mais a desejar; e aquele que deseja ambos, será um pouco melhor em tudo." (John Locke)
quinta-feira, 26 de setembro de 2013
quarta-feira, 11 de setembro de 2013
Treinamento Funcional: ótima alternativa de atividade física para idosos
Atividades que estimulem a associação da força com outras capacidades físicas, entre elas agilidade, mobilidade, estabilidade e resistência, são ideais para a terceira idade. Uma das modalidades de exercícios que envolvem tudo isso é o chamado treinamento funcional.
Esse tipo de treino reduz o risco de lesões e habilita o idoso a continuar executando com facilidade suas atividades rotineiras, como subir e descer escadas, carregar objetos pesados ou brincar com crianças.
“É inerente ao processo de envelhecimento a redução das capacidades físicas de força muscular, resistência aeróbica e a flexibilidade.
Idosos apostam em treinos funcionais
Exercícios funcionais melhoram a força e o equilíbrio

Com a possibilidade de ficar menos tempo nas academias e trabalhar todo o corpo em poucos minutos, muitas pessoas em busca de melhor condicionamento físico e qualidade de vida têm recorrido aos treinos funcionais. E para quem não sabe, eles são ótimos para quem está na melhor idade!
Assim como qualquer treino, o praticante precisa, antes de tudo, fazer os exames cardiológicos obrigatórios e procurar um profissional de Educação Física. Este se encarregará de montar um treino que esteja de acordo com as necessidades do aluno.
segunda-feira, 9 de setembro de 2013
Neurofitness - Exercícios para o cérebro podem ajudar a emagrecer, dizem médicos
O cenário não é novo nem raro, acometendo muitas pessoas no dia a dia: mesmo fazendo todo o esforço possível, a dieta e o exercício físico não são suficientes para baixar o ponteiro da balança. De acordo com o clínico geral e fisiologista do exercício, João Pinheiro, formado em medicina pela Universidade Federal do Pará, diversos fatores podem interferir no resultado. E é aí que entra o que ele chama de neurofitness ou neuróbica:"O indivíduo que está acima do peso usa a comida para driblar frustrações, angústias, estresse. E, nesses casos, muitas vezes é preciso fazer algo a mais. Alguns exercícios mentais ajudam a ultrapassar as barreiras para a perda de peso."
sábado, 7 de setembro de 2013
Treinamento funcional aprimora as ‘dez capacidades físicas’
As performances de lutadores como Alexandre Salgado, Hugo Marques, Elder Feijão e Anna Carolina Luz, da equipe Soul Fighters, vêm melhorando a cada luta. Tal evolução não é obra do acaso, muito pelo contrário, e sim fruto de muito suor. Além dos treinamentos técnicos, os atletas estão levando a sério a prática do Treinamento Funcional, o TF.
O TF voltado para a preparação física do Jiu-Jitsu visa a ampliar e aperfeiçoar as dez capacidades físicas inerentes ao ser humano e que são indispensáveis ao atleta de alto rendimento: força, agilidade, velocidade, coordenação, flexibilidade, equilíbrio, potência, precisão, resistência muscular e resistência cardiovascular.
“Os treinos de condicionamento físico são complementados aos treinos técnicos de forma que, sendo realizada a parte técnica no período da manhã, o treinamento funcional realizado em outro período do mesmo dia irá complementá-lo seguindo os padrões. Também procuramos aperfeiçoar as características individuais de cada atleta”, afirma Saulo Batista coordenador técnico do Estúdio Jungle Gym Brazil, emendando.
4 dicas para você usar os dois lados do seu cérebro
Cientistas descobriram que o jeito que você estimula seu cérebro pode ser moldado para melhor. Quer saber como? Confira 4 dicas que podem te ajudar.
O cérebro humano é composto de dois lados: o esquerdo, responsável pelo pensamento lógico, e o direito, gerador da criatividade. Sabendo como estimular ambos os lados de seu cérebro, seus pensamentos poderão ser mais complexos e inovadores. A seguir, veja 4 dicas que podem te ajudar a aproveitar o máximo do seu cérebro:
O cérebro humano é composto de dois lados: o esquerdo, responsável pelo pensamento lógico, e o direito, gerador da criatividade. Sabendo como estimular ambos os lados de seu cérebro, seus pensamentos poderão ser mais complexos e inovadores. A seguir, veja 4 dicas que podem te ajudar a aproveitar o máximo do seu cérebro:
Estudo demonstra pela primeira vez que beber água emagrece
Uma equipe de cientistas alemães demonstrou pela primeira vez que, como assegura a tradição popular, beber água emagrece.
Uma pesquisa clínica da universidade Charité de Berlim publicada nesta quinta-feira (29) na revista American Journal of Clinical Nutrition assegura que a ingestão de água reforça os efeitos de uma dieta de emagrecimento.
"Apesar de nas dietas normalmente ser recomendado beber muita água, até agora não havia nenhuma recomendação com base científica", disse o responsável da equipe de pesquisa, Rebecca Muckelbauer.
Assinar:
Comentários (Atom)





