O livro foi escrito depois que o autor, Christopher McDougall, queria descobrir porque o pé dele doía ao correr poucos quilômetros.
Christopher não entendia porque a corrida tinha um grau tão grande de lesões comparado com outros esportes. Me identifiquei na hora, pois foi algo que sempre pensei e até já havia falado isso no Transpirando.com.
A sua ânsia de poder voltar a correr o levou a pesquisar (e comprar) o tênis com o maior amortecimento do mundo, que encontrou em algum país da Europa. Em dias normais conseguia correr por volta de 45 minutos antes das dores aparecerem. Com um calçado com ultra-hiper-amortecimento, tinha certeza que conseguiria correr por mais tempo.

Então ele comprou o tal do calçado.
Quando o pacote chegou ficou super empolgado e saiu para uma corrida. Sabe quanto tempo ele conseguiu correr até as dores começarem? 15 minutos!
Neste momento ele achou que alguma coisa grande estava errada. Ele havia comprado o tênis com maior amortecimento do mundo e o resultado era que conseguia correr menos do que com os seus tênis normais?!

A partir daí ele começou uma busca milenar pela corrida. Descobriu uma tribo de índios norte-americanos, os Tarahumara, conhecidos por correr centenas de quilômetros com meras sandálias, as Huaraches. Conheceu também a corrida descalço e viu que desta maneira conseguia correr por mais tempo do que se estivesse de tênis.

O livro é muito bem escrito e entrelaça várias histórias ao mesmo tempo. A peça central são os índios Tarahumara e uma corrida entre índios e brancos que o americano Caballo Blanco organiza. “Caballo” era um corredor que a mais de vinte anos atrás resolveu conhecer a fundo a cultura dos Tarahumara e passou a viver com eles.

A história é real, e dá para sentir o tamanho da pesquisa que McDougall fez. Uma parte que além de me impressionar, me assustou, foi quando ele falou da história dos tênis de corrida, da biomecânica envolvida e dos problemas advindos de tudo isso. Acabei também achando um estudo sobre isso.
O resumo é que nos machucamos por corrermos errado. Correr é tão fácil que ninguém pensa em contatar uma assessoria esportiva ou qualquer outra pessoa que saiba mais que você. E aí é que mora o perigo! Corre-se sem técnica e com tênis que teoricamente escondem os nossos erros, causando lesões, dores e meses sem treinar.

Como a história é real, os seus personagens também são. Scott Jurek, Barefoot Ted, Dirt Diva, e tantos outros que eu não conhecia, como a louca da Jenn Shelton, uma menina casca-grossa que bebe todas e depois corre por 100 milhas seguidas.

Além de todas as histórias, o autor mostra um pouco da pesquisa e da teoria do Running Man (Homem Corredor), que diz que boa parte da evolução do homem foi devido à sua estrutura física, que foi moldada para ele ser um corredor. Daí o nome do livro Born to Run (Nascidos para Correr).
Não sei se este livro vai ser lançado em português, mas quando for, compre-o de imediato!

Veja também um vídeo de Christopher McDougall, em entrevista para a CNN no dia 07/10/2009!
Seguem algumas frases que marquei e achei interessantes:
- Por que o meu pé dói?
- Pegue qualquer esporte; uma frequência de lesões como a minha iria me tornar um ser defeituoso. Na corrida isso me fazia ser um cara normal
- Faça amigos na dor, e você nunca mais estará sozinho
- Se você tiver que escolher entre um ou dois passos para passar uma rocha, dê três
- Pense: fácil, leve, suave e rápido (falando de como se correr)
- o arsenal do ultramaratonista: em vez de brigar com a fadiga, você a abraça
- Ele se dedica à combater o pior crime cometido contra o pé do homem: a invenção do tênis de corrida (falando sobre o Barefoot Ted)
- Por milhões de anos o homem correu sem suporte para o arco, controle de pronação ou solados de gel.
- A melhor solução é a mais elegante
- Todos os anos, algo entre 65 e 80 porcento de todos os corredores sofrem de algum tipo de lesão
- Problemas no tendão de aquiles cresceram 10% desde os anos 70.
- Usar tênis que são top de linha podem causar 123% mais lesões do que aqueles mais baratos
- A musculatura sem condicionamento dos pés é a maior causa de lesões em corredores
- A pronação virou uma palavra ruim, mas isto é um movimento natural do pé. Ele foi feito para pronar!
- O primeiro tênis da Nike (O Cortez) permitiu às pessoas correr de um jeito que ninguém conseguia fazer antes: correr pisando primeiro pelo calcanhar, que não tem proteção alguma.
- Van Phillips (biomédico) mostrou que o calcanhar era necessário para ficar em pé, e não para o movimento.
- O Mantra do Ultramaratonista: se você não consegue ver o cume, ande
- Quanto mais Scott Jurek pesquisou sobre atletas de endurance, mais vegetarianos ele achou.
- Todos os homens foram construídos para correr.
Link:http://transpirando.com/2009/10/07/livro-born-to-run-a-maior-corrida-que-o-mundo-nunca-viu/

Nenhum comentário:
Postar um comentário